quarta-feira, 21 de julho de 2010

Topónimos do Agrupamento de Alhadas

«Cada topónimo, cada nome de lugar, terá a sua origem, a sua razão de ser, mesmo que seja uma razão que pareça ou apareça sem razão. Gentes e lugares, porque sem gente não há lugares, mesmo que os haja. Os lugares precisam de um nome e de quem os nomeie, precisam de gente. Mas as gentes também precisam de um lugar, para ser e para estar…»
Manuel Carvalho
in blog “toponímia: gentes & lugares

Toponímia é o estudo da origem dos nomes dos lugares. Com base neste estudo, em conjunto com Arqueologia e História, pode-se aferir sobre antiguidade do lugar e, com alguma sorte, sobre a geografia, a botânica, os usos, origem dos habitantes, etc.

Em conjunto com os alunos Sónia Silva, Micaela Bento e Leonardo Pereira, encetei a pesquisa sobre a toponímia dos lugares da região que o Agrupamento das Alhadas abrange e que integra as seguintes freguesias do concelho da Figueira da Foz: Alhadas, Bom Sucesso, Brenha, Ferreira-a-Nova, Maiorca, Moinhos da Gândara, Quiaios e Santana.

O estudo requer a pesquisa, tanto bibliográfica como digital, que está a ser realizada na BE-A. Para exemplificar deixo aqui o que se descobriu sobre os topónimos das sedes de freguesias da região que é alvo do nosso estudo:


Alhadas: Este topónimo é referido em documentos que datam do início da nacionalidade (Aliadia), no século XII, o atesta a antiguidade desta vila. Existem algumas teorias para a origem deste nome, incluindo a da aliança entre os habitantes de Maiorca e de Quiaios para fazer frente aos mouros. Eu inclino-me para a explicação de que vem do árabe Alheda, que quer dizer militar, limite ou terminal, e evoluiu para Aliadia, em seguida para Alhadias e, finalmente, Alhadas. Assim, este topónimo deverá ter aparecido entre as invasões mouriscas (finais do século VIII) e a reconquista cristã (finais do século XI). Pode-se concluir que a povoação das Alhadas tem este nome há, pelo menos, 1000 anos embora a fundação deverá ser bem mais antiga como comprovam o dólmen da Cabecinha, hoje desaparecido, e pelo das Carniçosas.


Maiorca: Existe uma lenda que diz que o nome desta povoação vem de um contendo que tinha com a povoação de Montemor, onde os de lá gritavam “Monte Maior!” e os de cá gritavam “Maior cá!”. Diz ainda a lenda que os de uma outra povoação diziam “Vêde e ride…”. Este topónimo vem da junção de duas palavras de origem árabe mal (muito) + horca (apertada) e deve o seu nome ao lugar onde fio fundada uma ínsua estreita e comprida entre dois braços do Mondego. Nome de origem medieval embora a povoação deva ser mais antiga, dado existirem, no seu termo, vestígios romanos.

Prof Ricardo Ferrão

( Cont.)