quinta-feira, 1 de maio de 2014

Concurso de Leitura de Maiorca



No passado dia  30 de  abril, decorreu na EB1 de Maiorca, do  Agrupamento de Escolas  Figueira Norte, o 1º Concurso Interno de Leitura da EB1 de Maiorca. A iniciativa promotora do gosto pelo livro e pela leitura  foi dinamizada pela biblioteca escolar de  Alhadas em articulação com  a docente Olga Ferreira  e contou com a  participação ativa dos alunos do 3º ano.
O concurso seguiu a mesma estrutura do Concurso Concelhio de Leitura- 1º CEB, dinamizado pela Biblioteca Municipal da Figueira da Foz e Grupo de Trabalho Concelhio das Bibliotecas Escolares. Contou com um júri constituído pela Coordenadora Interconcelhia das Bibliotecas Escolares, Dr.ª Graça Barão, pela Coordenadora do 1º CEB Dr.ª Fernanda Lorigo,  pela docente de Português do Agrupamento Dr.ª Cristina Maia e pela  docente do 1º  CEB do Agrupamento, Isabel Bertão, que é também  autora do livro recentemente publicado, A tristeza da princesa Bruna.


De salientar o envolvimento e o entusiamo de todos os alunos, revelador de muita responsabilidade, refletida na preparação das leituras a concurso: A Viúva e o Papagaio, de Virgínia Woolf e O Menino Que não Gostava de Ler, de Susanna Tamaro.

O mesmo empenho é extensivo à participação dos encarregados de educação, que também colaboraram no evento, com a oferta de um lanche a todos os participantes, alunos e professores.

Apesar de todos os alunos serem considerados vencedores, foram finalistas os alunos: David Tomás dos Santos Gomes e João Filipe Freitas Gil e a aluna Maria Rita Simões de Oliveira.

O vencedor apurado numa prova oral, constituída pela leitura expressiva, de um excerto das obras lidas e por perguntas de argumentação foi o aluno João Filipe Freitas Gil.  

 Tratou-se de uma iniciativa a que não se poupam elogios, especialmente pelo empenho demonstrado por todos os alunos. Atividade que, pela garantia que oferece em prol da leitura e da fidelização de leitores, deverá ter continuidade e envolvência de outras escolas do Agrupamento, porque quem lê sabe mais e decide melhor.
De salientar, ainda, que os participantes, enquanto esperavam pelos resultados ocuparam o tempo com leituras e apresentaram para os encarregados de educação e professores um espetáculo cultural que incluiu: dramatização, coreografia, canto e declamação de poemas.
PARABÉNS A TODOS !