segunda-feira, 12 de maio de 2014

Conhecer a Europa com a BE-A


A Biblioteca Escolar de Alhadas comemorou o Dia da Europa, em articulação com os alunos do 4º ano, da escola EB1 de Maiorca e com a professora Margarida Oliveira. Esta atividade foi extensiva aos alunos do 2º e 3º CEB e restante comunidade educativa.
Os alunos foram convidados a viajar na companhia da Biblioteca Escolar, que permite a todos os seus passageiros /utilizadores saber mais e conhecer mais coisas, para, assim, fazerem uma viagem pela Europa. Munidos de bandeiras dos países e do respetivo mapa foram localizando, viajando e conhecendo a Europa, através de uma exposição evocativa dos vários aspetos culturais dos países europeus. Do roteiro constava também o Reino Unido e como não podia deixar de ser, fez-se uma paragem para se tomar um chá. Portugal foi também outro dos países visitados. Como país hospitaleiro soube ser muito bom anfitrião e recebeu os “turistas” com o que tem de bom, nomeadamente com a música tradicional portuguesa. A apresentação e demonstração de instrumentos tradicionais esteve a cargo do professor Jorge Ventura, que dinamiza o projeto “De pequenino se afina o ouvido”, sensibilizando assim os “visitantes” para a sonoridade dos vários instrumentos e para a respetiva aprendizagem, pois ela constituiu uma vertente do nosso património e identidade cultural, que importa conhecer, divulgar, preservar e perpetuar.
A viagem prosseguiu para outros espaços europeus e para outras culturas e ainda houve tempo para uma viagem rápida com a Literatura que os levou à leitura de “Histórias com sabor internacional”, com destaque para a lenda da Europa, entre outras. Sabor que também os levou à Península Balcânica onde receberam um iogurte, para saborear com outras leituras.
De salientar ainda que a concretização da atividade só foi possível graças à colaboração da Cruz Vermelha de Maiorca, que se disponibilizou a transportar os alunos à escola EB 2/3 Pintor Mário Augusto de Alhadas, a quem os professores dinamizadores agradecem a disponibilidade, sem a qual a atividade estaria condicionada. O mesmo agradecimento se estende aos professores que disponibilizaram materiais que integraram a exposição referente aos vários países da Europa.
Uma vez mais se prova que quando trabalhamos em equipa e em colaboração, tudo podemos fazer e tudo podemos fazer melhor.