sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Dia Mundial da Ciência-22 de novembro



Quando a Ciência e a Literatura se encontram…


A biblioteca escolar  comemorou o Dia Internacional da Ciência, em articulação com os docentes de Ciências Naturais do 2º CEB. A iniciativa teve como principais objetivos: refletir sobre a importância da ciência e dos investigadores, avaliar a situação da ciência em Portugal e motivar para o estudo e gosto pela investigação.

As atividades dinamizadas decorreram de 24 a 27 de novembro e  foram diversificadas. Destacamos: exposições temáticas, declamações de poesia de António Gedeão, em contexto de sala de aula, atividades de escrita criativa e apresentações interativas na biblioteca escolar.







O evento foi também realizado em articulação com as docentes Isabel Fernandes e Maria das Neves, da Escola EB1 de Alhadas. A atividade estendeu-se por duas sessões. Teve inicio com uma reflexão sobre a pertinência desta comemoração e continuou com  a leitura da lenda “O Castigo do sal”, retirado da obra “Lendas do mar”, de José Jorge Letria, dinamizada pela professora bibliotecária, e que serviu de motivação para a ida das cientistas à escola  para outras explicações, numa segunda sessão.









 Nesta segunda sessão, as cientistas Dr.ª Ana Rita Inês, docente de Físico-química e Dr.ª Carla Bento, docente de Geografia e dinamizadora do Clube de Geografia, 

explicaram e exemplificaram cientificamente porque é que a água do mar é salgada e como ocorre o fenómeno da cristalização do sal. Os alunos ficaram ainda a saber onde se localiza o lago mais salgado do Planeta - o Mar Morto- quais as suas características naturais e quais as atividades económicas que lhe estão associadas. 






As explicações satisfizeram a curiosidade da plateia que assistiu bastante atenta e interessada a todas as explicações.
As cientistas foram de tal forma eficientes e como não é todos os dias que se está "tucá, tu lá" com pessoas tão famosas, no fim ainda houve tempo para uma sessão de autógrafos, para mais tarde recordar e PROVAR  que tudo isto não passou de IMAGINAÇÃO.