quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Alunos da Educação Especial acompanham a aventura da sementinha

Na sequência da promoção do autor do mês, Alves Redol, e da obra “A vida mágica da sementinha”, obra de leitura obrigatória para os alunos do 5º ano; a BE-A, em articulação com as docentes de Educação Especial: Fernanda Seabra, Isabel Mendes e Eugénia Neves, convidou os alunos da Educação Especial para uma atividade de leitura recreativa. A recetividade foi grande e logo de manhã o grupo compareceu e apresentou-se com vigor e entusiasmo ao “trabalho”.
Os alunos ouviram uma adaptação da referida obra, feita especialmente para eles, e durante a manhã, semearam a leitura. Acompanharam a aventura da sementinha, desde que o António a colocou numa arca bem grande e segura, onde nem os ratos, nem a humidade podiam entrar, e aqui adormeceram, pensando que se tinham esquecido delas; até ao momento em que foram lançadas à terra, para uma nova sementeira.




 
 Viram, ainda, como foram bem cuidadas pelo agricultor e como cresceram fortes e com fartas tranças, tranças feitas espigas que o sol dourou. Mas a aventura da sementinha, agora plantinha, não parou por aqui, depois vieram as ceifeiras, o transporte até à eira, a debulha e finalmente o moinho, onde o grão se transformou em farinha.
 
Toda a história foi ilustrada com as respetivas alfaias agrícolas, que os alunos foram identificando e descrevendo a função, com destaque para o Rafael, um verdadeiro mestre das fainas agrícolas.

 
Mas depois de se ouvir “ Vitória, vitória, acabou a história”, ainda apareceu o “Alto lá” que já tinha vindo de outra história… No fim de uma manhã de trabalho tão produtivo estava a faltar uma coisa. Sabem o que era? Claro, era a merenda, e foi mesmo isso que aconteceu e ao som das canções dos ceifeiros se merendou. Cantares que ajudavam a passar o tempo e a enganar a dureza e as canseiras de um dia de trabalho.
Para a despedida a BE-A ofereceu ainda um saquinho com sementes de aveia para os alunos semearam com a ajuda da professora Célia.