segunda-feira, 20 de abril de 2015

Para cena quem é de cena

A BE-A, em articulação com a docente de Português, Clara Ligeiro, convidou os alunos do 5º A a irem ao teatro e nem foi preciso comprarem bilhete!
Tratou-se de mais uma atividade promotora da leitura e de motivação para o estudo dos conteúdos programáticos da disciplina de Português- 5º ano- o texto dramático.
Os alunos conheceram as características do texto dramático e as diferenças face ao texto narrativo.
Por fim, viajaram no tempo e conheceram a História do Teatro, com uma paragem mais demorada na Grécia Antiga e no teatro de Epidauro, havendo ainda tempo para se conhecerem alguns adereços, entre eles, as máscaras e os coturnos. De regresso à atualidade não foram esquecidos os teatros da nossa região e alguns dos seus elencos, bem como, alguns dos célebres teatros nacionais: Teatro Nacional D. Maria II, Teatro Nacional de S. Carlos de Lisboa e Teatro Nacional de S. João no Porto, bem como alguns dos atores nacionais consagrados, também eles protagonistas da História do Teatro Português.
A viagem não poupou aplausos aos viajantes sobretudo quando lhes foi servida uma dose de curiosidades sobre o tema.
Por certo, sairão desta viagem com mais apetite para o estudo do texto dramático e no caso concreto, O Príncipe Nabo da autoria de Ise Losa e, quem sabe, com vontade de o levar a cena.