quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Os afetos somam-se, multiplicam-se e dividem-se

 Integrado nas comemorações  do mês de fevereiro- "Fevereiro mês dos afetos", a BE-A está a dinamizar  atividades diversificadas, em articulação com os diretores de turma/ docentes de Educação para a Cidadania, professores de Português/ Apoio ao estudo  e Clube de Inglês.
 Das atividades destacam-se passatempos- O Bingo do Amor- com palavras da área  vocabular de amor, o Correio Sentimental- produção de mensagens afetuosas, entregues  na BE-A para serem entregues  pelos monitores, aos respetivos destinatários e distribuição de miminhos afetuosos pela comunidade educativa, entre outras.
 








 
 A comemoração integrou também uma reflexão sobre os afetos e   a sua importância  nas relações interpessoais, pois " Uma Comunidade sem afetos não Cresce".
Esta atividade foi direcionada para os alunos  do 5º C, em articulação com a diretora de turma, Margarida  Amaral e teve como objetivo a abordagem de comportamentos menos assertivos na turma.


 



 
A iniciativa serviu também  de pretexto para a promoção da  leitura.  Foram lidas algumas histórias tradicionais e outras identificaram-se os afetos ou não afetos nelas retratados e refletiram-se sobre eles.







 

 
 Os alunos participaram com  bastante empenho e entusiasmo, falaram das suas a experiências e como deverão contribuir para que a sociedade possa ser mais feliz e ainda dramatizaram situações que enquadravam afetos.
A leitura despertou a curiosidade  e no final da atividade foram retomadas outras obras apresentadas , mas que não houve possibilidade de ler/analisar.