quinta-feira, 7 de abril de 2016

E se fosse eu?

 Integrado na campanha nacional "E se fosse eu?- Fazer a mochila  e partir", cujo objeto  é sensibilizar os  jovens  e a população em geral para atitudes tolerantes, solidárias e integradoras dos refugiados sírios. A BE-A em articulação com as diretoras do 5º B e  do 5º C dinamizou a atividade, numa primeira sessão os alunos foram motivados para  esta iniciativa; souberam qual a  finalidade da campanha e  quais os respetivos fundamentos. Tiveram também oportunidade de conhecer o contexto atual que lhe deu origem e através de imagens e de notícias viajaram até à Síria. Posteriormente foi-lhe lançado o desafio:- E se  a guerra fosse em Portugal e  se os refugiados fossem eles, os seus familiares, ou os seus amigos? Como gostariam de ser tratados e se tivessem que partir o que colocariam na mochila. O desafio foi transformado num trabalho de casa, que deveria ser feito com a  colaboração da família,  refletindo sobre a situação dos refugiados e sobre a escolha dos objetos a colocar na mochila.
 No dia 6, de abril, a tarefa foi concluída, os alunos apresentaram-se com a sua mochila, identificada  com uma fita autocolante, oferecida pela BE-A, tendo oportunidade de partilhar  as suas opções com a turma e justificar as suas opções. Para além desta atividade, os alunos visualizaram, alguns vídeos, fornecidos pela plataforma de apoio aos refugiados e refletiram  sobre a sua mensagem, tiveram ainda possibilidade de lerem alguns testemunhos de refugiados, referentes  à sua história de vida e visualizarem a mochila de vários refugiados.
No final da atividade foram questionados sobre o que  aprenderam. Todos se conseguiram colocar no papel do outro e que , caso seja necessário, vão saber acolher e vão ser amigos dos refugiados, que podem ser seus colegas de turma/escola.