sábado, 21 de maio de 2016

Afternoon tea


O William, a mascote do Clube de Inglês, voltou a convidar os alunos que frequentam o clube, dinamizado pela professora Susana Soares, para mais um encontro, na BE-A. Desta vez, o convite foi também endereçado às mães para virem tomar, com os seus educandos, o chá das 5.


 O encontro foi marcado para a BE-A e decorreu como era de esperar, com a pontualidade britânica. A degustação foi precedida por uma apresentação sobre alguns aspetos da cultura inglesa. Em destaque esteve o Kilt e a sua história

 e, como não podia deixar de ser, a tradição do chá das 5. D. Catarina de Bragança e a duquesa de Bedford, estiveram em destaque, como as protagonistas da tradição, tal como alguns dos salões de chá mais famosos de Londres e lojas onde se podem adquirir os mais conceituados chás. Os scones também “estiveram” na mesa e houve quem quisesse ficar com a receita.
 Foram também referenciados outros pormenores, nomeadamente o leite frio que os ingleses gostam de incorporar no chá.
 E ainda se conseguiu surpreender a rainha, em vários momentos, com a chávena de chá na mão.
Aos alunos foi ainda pedido que trouxessem a sua chávena, as chávenas estiveram em exposição,





 na BE-A, tendo sido votada a chávena mais original, ou mais digna de constar, na mesa da rainha. O Edgar, do 5º A, esmerou-se, personalizou a sua chávena e acabou por ser o vencedor.


 A mesa do chá foi posta com rigor, onde não faltaram genuínas peças, vindas diretamente das terras de sua majestade, e encantou os convidados.



 Presente esteve a D.ª Lurdes, mãe do David, do 5º A e a professora Luísa Nunes, uma das convidadas que respondeu ao convite.



Desta vez os alunos ainda não degustaram o tradicional chá inglês, substituído por um a tisana de lúcia-lima e de erva príncipe e os scones foram substituídos por umas deliciosas madalenas confecionadas pela professora  Susana Soares e por um magnífico folar oferecido pela D.ª Lurdes e por vários docinhos trazidos pelos alunos,  mas adoraram, e por breves instantes imaginaram-se num dos famosos salões de chá londrinos.



Como não podia deixar de ser, Júlio Dinis também foi convidado e trouxe consigo “Uma família inglesa”, que foi apresentada pela BE-A aos convidados; espero que se venham a conhecer melhor e a fazer  amizade.